Sua vida mais fácil com o Windows XP

Por Maria Isabel Moreira 20 de setembro de 2009

area-de-trabalho-do-XP-20090920003347[1]

Uma seleção de dicas e truques para trabalhar mais rápido e melhor no antigo sistema operacional

O Windows 7 tem lançamento marcado para outubro e o Windows XP, o antecessor do Vista, ainda continua firme e forte em computadores pelo mundo afora. Muitos usuários consideram o velho XP uma solução estável, rápida e confiável. Para quem continua adepto do sistema, reunimos algumas dicas para trabalhar com elo de maneira mais eficiente

Ganhe produtividade
Quem acha os menus de contexto práticos pode querer incluir a opção Desfragmentar ao se pressionar o botão direito do mouse numa unidade de disco. O menu de contexto também pode ganhar uma versão de envio ampliada. É possível, por exemplo, adicionar nele a opção Enviar Para uma pasta específica.
Precisa de maior rapidez na hora de desligar e reiniciar o XP? Um atalho permite executar essas operações sem ter de passar pela caixa de diálogo Desligar o Windows. Sabe como recusar a sobrescrição de todos os arquivos de uma vez? Se a resposta for não, veja como fazer aparecer a opção Não Para Todos.

A indexação de arquivos pode tornar o sistema mais lento. Há um truque para desativar a criação de índices a fim de tornar o XP mais veloz.

Faça o inventário
Em algumas situações, você pode querer ter uma lista de todos os drivers instalados na máquina. Veja como obter uma relação detalhada dos drivers num arquivo CSV. Se o que você deseja não é a lista dos drivers, mas sim dos arquivos de uma pasta, é fácil obtê-la se incluir essa opção de impressão no menu de contextoAlgum problema?
Problema com algum programa malcomportado? Use o Yawffer para congelar a aplicação problemática. Se a dificuldade está em destravar um arquivo para poder apagá-lo, use o Unlocker.

Há quem ache mais prático trabalhar com linha de comando para resolver alguns problemas do sistema. Veja alguns atalhos que tornam o uso da linha de comando mais rápido.

Quando não há solução possível e você conclui que o jeito é reinstalar o XP, confira sete dicas para fazer o trabalho sem erros. Quem, por outro outro lado, experimentou e gostou do Windows 7 e decidiu fazer o upgrade, mas percebeu incompatibilidade com algum programa que usava no XP, pode rodar o antigo sistema numa máquina virtual do novo Windows.

Automação de rotinas
Alguns programas permitem automatizar tarefas no XP. É o caso, por exemplo, do NirCMD. Conhecido como a versão do apt-get para Windows, o Win-Get, por sua vez, automatiza a instalação de múltiplos programas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: