Com tela maior que o comum, netbook se destaca pela bateria de nove horas

O netbook cresceu. A característica mais marcante do Eee PC 1101HA, da Asus, é sua tela de 11,6 polegadas, em contraste com as dez polegadas que a indústria parece ter adotado como padrão para esses laptops ultraportáteis.

Com processador Intel Atom de 1,33 GHz, o 1101HA tem memória de 1 Gbyte e disco rígido de 160 Gbytes, complementados com 10 Gbytes em um serviço de armazenamento on-line gratuito da Asus.

As polegadas extras tornam o 1101HA consideravelmente maior do que os modelos tradicionais, mas sem grandes prejuízos para a portabilidade: ele pesa apenas 1,38 kg.

Divulgação
Asus Eee PC 1101HA, netbook que tem tela de 11,6 polegadas, pesa apenas 1,38 kg e se destaca pela bateria de nove horas
Asus Eee PC 1101HA, netbook que tem tela de 11,6 polegadas, pesa apenas 1,38 kg e se destaca pela bateria de nove horas

Além de a tela ser maior, sua resolução é mais alta do que a dos netbooks comuns: são 1.366×768 pixels, ante os 1.024×600 que costumam preencher as telas menores. A vantagem da resolução mais alta fica clara ao visitar sites repletos de conteúdo horizontal.

Brilho

De LED (diodo emissor de luz), a tela tem ótimo brilho e contraste e reproduz cores de maneira vibrante. Por ela ser refletiva demais, porém, fica prejudicado o uso ao ar livre em dias ensolarados e em ambientes repletos de lâmpadas.

O teclado tem dimensões adequadas, embora o posicionamento e o tamanho de algumas teclas, como o Shift direito, sejam incômodos -o que surpreende, já que essa questão está mais bem resolvida em outros modelos da própria Asus, como o Eee PC 1008HA, com tela de dez polegadas.

Uma das características mais louváveis do netbook é a duração da bateria. Nos testes da Folha, com Wi-Fi ligado e tela com brilho máximo, ela durou cerca de nove horas –tempo suficiente para um dia inteiro de trabalho.

O sistema operacional é o vetusto Windows XP Home, lançado em 2001. Em breve, ele deve ser substituído como padrão para netbooks pelo Windows 7, o novo sistema da Microsoft, com lançamento marcado para 22 de outubro.

A performance do 1101HA fica dentro daquilo que se espera de um netbook –suficiente para tarefas comuns, como navegação na internet, processamento de texto e edição simples de imagem.

Com lançamento no Brasil prometido pela Asus para esta semana, o 1101HA terá preço sugerido de R$ 1.649.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: