Google Docs ganha editor de equações matemáticas

Ainda não há como saber se a novidade é muito recente ou se já existia há algum tempo, mas um editor de equações matemáticas foi adicionado pelo Google no Docs, sem menção oficial. Já disponível há um bom tempo para os usuários do Knol, ele pode ser acessado pelo menu Inserir (em inglês, Insert) do serviço.

Equações matemáticas no Google Docs

Trata-se de algo bastante usado por matemáticos, engenheiros e outros cientistas, que preparam publicações dentro de uma linguagem de marcação específica, conhecida como LaTeX. Ela é bastante complexa (o que torna o recurso não muito intuitivo para qualquer um), mas também conta com uma bela tipografia para artigos científicos, que o Google Docs apenas compreende gerando resultados em imagens.

Se tiver bons conhecimentos de LaTeX, você pode digitar código livremente (já adianto que eles não podem ser muito grandes), ou então selecionar símbolos e operações nos menus que ficam em cima do editor. Uma API não documentada do recurso de gráficos do Docs converte o código em imagens com texto no sistema LaTeX em tempo real, e a insere no documento mantendo controle preciso do código de origem, para uma edição futura.

Para quem não quer desembolsar grana em adquirir soluções para fórmulas matemáticas no Mac, usar o Google Docs passa a ser uma ótima escolha. Mas também é interessante ressaltar os aplicativos nativos que oferecem ainda mais recursos para essa área, como a dupla MathType + Pages ‘09.

por Silvio Sousa Cabral | 17/09/2009

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: