Dimension 1000, da Dell, custa pouco e tem boa configuração

O desktop vem com processador de dois núcleos, 3 GB de memória e 500 GB de disco. Mas capacidade de upgrade é pequena.

 

Testamos o computador Dimension 1000, um modelo da Dell que tem preço muito acessível. No site da empresa ele custa 1.699 reais, já com um monitor LCD de 19 polegadas (899 reais sem monitor). A pergunta surge quando vemos uma desktop de baixo custo é: que tipo de tarefas ele pode realizar?

Para isso devemos olhar algumas coisas. Em primeiro lugar, sua configuração. O Dimension 1000 está disponível em quatro versões e a máquina que avaliamos é o modelo topo desta família. Ela vem com processador Athlon X2 7550, de 2,5 GHz, traz 2 gigabytes (GB) de memória RAM padrão DDR2 800, e disco rígido Samsung, padrão Sata II, de 500GB. Seu chip gráfico  (nForce 6150 SE) é integrado à placa-mãe e fabricado pela nVidia. O sistema operacional instalado é o Windows Vista Home Premium.

Na parte de trás estão quatro portas USB, conector para rede Fast Ethernet, dois conectores mini-dim (para teclado e mouse), conectores para alto-falantes, microfone e entrada de áudio. Traz também as antigas conexões de interface paralela e serial, além de modem para conexão discada.

Na frente estão disponíveis mais um conector para fone de ouvidos e outro para microfone. Abaixo do gravador de DVD está instalado um leitor de cartões de memória flash, tipos SD, MMC, MS-Pro, CF e xD.

Leia também:
>>> Cinco coisas que você deve fazer com um PC novo antes de usá-lo
>>> Um em cada três brasileiros compra computador sem pesquisar antes
>>> Como fazer o PC dar boot mais rapidamente

Considerações e testes
Para uma máquina de baixo custo, o Dimension 1000 traz um processador rápido, com um padrão de memória que funciona a uma frequência um pouco mais alta que os desktops desta categoria oferecem.

O chip de vídeo também é interessante. Não é capaz de rodar as últimas novidades em games, mas também não é um chip de vídeo dos mais básicos. Quanto a interface paralela e serial, podem muito bem ser úteis em aplicações comerciais, aonde ainda se utilizam algumas impressoras fiscais e outros dispositivos (como scanner de código de barras).

Mas o Dimension 1000 é um desktop limitado. O maior processador que sua placa-mãe aceita é que vem no modelo testado (Athlon X2 7550). A memória pode chegar até 4 GB e, quanto ao disco rígido, há uma ressalva. Apesar de haver duas interfaces Sata II sobrando, a fonte de alimentação não fornece conectores a mais. Ou seja, o equipamento foi dimensionado para apenas um disco rígido.

Dimension 1000: boa configuração e baixo custo

Para expandir a capacidade do vídeo, existe um slot PCI Express x16, mas placas de vídeo de alto desempenho também precisam de alimentação direta da fonte. Além disso, não há espaço e refrigeração suficiente para uma placa de vídeo desse tipo. Portanto,  apenas placas mais modestas podem ser instaladas.

Mas para tarefas mais pesadas e operação em multitarefa, esse desktop mostrou dar conta do recado. Para testar, abrimos o Excel, Word, PowerPoint, o navegador Internet Explorer e o Photoshop CS4. Com esse último, aplicamos filtros complexos em uma imagem de 12 megapixels, com 14 MB de tamanho. Nenhuma operação levou mais do que quatro segundos e ainda toda a modificação na foto era visualizada em tempo real.

Um vídeo em DVD também foi executado sem travamentos de qualquer tipo. Tentamos um vídeo em alta definição (720 linhas) e também não houve problemas.

O processador de dois núcleos e memória de 3 GB ajudam muito no desempenho do Dimension 1000 para multitarefa e processamento aritmético. Para gráficos vetoriais, como jogos, por exemplo, isso já não se aplica e o equipamento fica lento.

 

 

Dimension 1000

Fabricante: Dell
Para que serve: Desktop para uso doméstico e pequenas empresas.
Pontos fortes: Configuração oferece desempenho a preço acessível.
Pontos fracos: Arquitetura do gabinete e fonte de alimentação impedem upgrade de placa de vídeo com mais potência.
*Avaliação final  8,4
Preço: R$ 1.699,00 (com monitor incluído)
Onde encontrar: http://www.dell.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: