TVs de LED com melhor contraste e 3D são promessas para 2010

A tendência nas feiras de tecnologia parece ser uma só neste ano: televisores figuram como o objeto de desejo principal, e telas de LED e imagens em 3D devem estar no mercado no “ano que vem”.

A segunda grande de 2009, a IFA (Internationale Funkausstellung), maior feira de eletrônicos de consumo que começa nesta sexta (4), repete as mesmas promessas da CES (Consumer Electronics Show), em janeiro. Mas até agora, são poucos os produtos com tais tecnologias realmente à venda.

Qualidade de imagem, economia de energia e conectividade de aparelhos continuam em foco. TVs vêm com melhor contraste e maior taxa de atualização de cenas em movimento e aparelhos Blu-ray estão em todos os estandes, inclusive no da Toshiba, que perdeu a guerra pelo modelo de vídeo em alta definição há 1 ano. As vendas de players Blu-ray tiveram crescimento de 244% de 2008 para 2009 na Europa ocidental, segundo a BDA (Bluray Disc Association).

Veja imagens dos lançamentos da IFA 2009
Super eletrodomésticos são foco da IFA

Philips e LG trazem modelos com direct LED, sistema que traz luzes LED atrás da tela de LCD e não apenas nas bordas, como é a maioria dos aparelhos hoje — isso garante melhor contraste na imagem. LG e Sony têm ainda modelos de Oled, que ao contrário do diodo emissor de luz, são feitos de diodo orgânico e são mais baratos, têm tempo de resposta menor e podem ser visualizados de diferentes ângulos.

Já Philips, Panasonic e Sony apostam em televisores em 3D como futuro do entretenimento doméstico. A BDA também apoia as três dimensões na tela da TV, já que é preciso ter filmes no formato para ser exibido. Na mesma onda, a Sky acabou de anunciar que irá distribuir programas em 3D.

Mas quem se anima, pode esperar. Apesar já existirem modelos de televisores 3D à venda no mercado, são poucos os conteúdos e ainda é necessário usar de óculos especiais na maioria dos modelos.

“A tecnologia 3D não está estável e não tem conteúdo para ela. Ainda não há um padrão. Não está claro ainda se as pessoas vão usar óculos em casa ou vão esperar para tecnologias que não precisem de óculos”, ponderou Andrea Ragnetti, CEO da Philips Consumer Lifestyle, que faz o discurso de abertura da feira.

E enquanto o esperado ano de 2010 não vem, continue conferindo no UOL Tecnologia as novidades e detalhes dos produtos da feira.

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Em Berlim, Alemanha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: