Como utilizar o simulador de lances no Adwords

Há alguns dias o Google disponibilizou um novo recurso no adwords, para ser mais exato na coluna de CPC max. Repare que em muitas campanhas este símbolo aparece junto às palavras-chave:

 

Se ele não aparece em sua campanha é por que ainda não há nenhuma estimativa disponível para as suas palavras-chave. Ao clicar neste ícone, uma pequena janela se abrirá, como na figura 1. Ele mostra a simulação de Cliques estimados, Custo Estimado, Impressões Estimadas, tendo como base os últimos sete dias de sua campanha, ou seja, caso você tenha uma palavra-chave que hoje você paga R$ 0,60 o clique.


Figura 1 Tela do Simulador de Lances do Adwords

O simulador baseado nos últimos 7 dias lhe mostrará quantos cliques você teria tido, caso estivesse pagando outro valor pela palavra, e mostra também o custo que a palavra teria. Estes dados servem para se ter noção se vale a pena subir o valor da sua palavra e se ela pode trazer um bom retorno com o aumento do lance.

Mas o Google não lhe garante que isso lhe trará mais conversões, o que ele mostra é tudo baseado em estimativa. O que se pode fazer é calcular com quantos cliques você faz uma conversão e quanto lhe custa esta conversão. A partir daí se faz um calculo de estimativa de conversão.

Ainda utilizando o exemplo acima, digamos que você esteja pagando R$ 0,60, porém tendo um custo de R$199,00 e apenas 4 conversões, o que resultou na média de R$ 49,75 por conversão. Utilizando um cálculo para conversões estimadas, que o Google não faz, é possível saber se vale a pena subir o valor para R$0,85 fazendo a seguinte reflexão: com a palavra valendo R$ 0,85 terei 9.940 impressões estimadas e 426 cliques estimados no mesmo intervalo de tempo.

Vamos fazer uma regra de três: se 199 cliques me renderam 4 conversões, então 426 cliques me renderão  x conversões.

Cliques     Conversões
    199      –       4
     426      –       x

199x = 426 * 4

X = 1704 / 199

X = 8,5 conversões

Já que é mais que o dobro de cliques, que teriam um custo total de R$ 296,00 um aumento no custo menor que a porcentagem de aumento de clique as ou R$ 37,00 por conversão, que é R$ 12,00 a menos que gasto se eu pagasse R$ 0,60 o clique.

Neste caso compensa aumentar o valor da palavra, tendo um custo maior e também um retorno maior, diminuindo o valor da conversão. Mas é muito importante saber que tudo isso não passa de uma estimativa baseada em informações passadas e que são sugestões que o Google está disponibilizando a você.

Outra dica é que não vale a pena pagar o maior lance para a palavra, pois as impressões e cliques ficam com pouca diferença, mas o custo dispara quanto mais caro for. No entanto, se você acredita que a próxima semana será significativamente diferente da anterior (por exemplo, por motivos sazonais), é uma boa ideia incorporar essas informações ao escolher seus lances.

E você já utilizou este recurso? Deixe seu comentário ou dica sobre este assunto.

Até a próxima.

Todos os artigos de Djavan Souto Loureiro

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