Saiba como escolher o netbook certo para suas necessidades

GAVROCHE FUKUMA
colaboração para a Folha de S.Paulo

Antes de comprar um netbook só porque achou bonitinho ter um computador que cabe na bolsa ou na mochila, você deve conferir se é isso mesmo o que você precisa. Mais importante ainda é verificar se ele vai conseguir atender a todas as suas necessidades.

Esqueça os netbooks caso seu ramo de atuação esteja voltado para programas gráficos. Você até consegue armazenar e exibir fotos ou pequenos vídeos, mas dificilmente conseguirá editar imagens e filmes muito pesados.

  Arte/Folha de S.Paulo  

“Esses aparelhos só são indicados pra quem utiliza o computador na maior parte do tempo para rodar programas como Word e Excel, ou apenas para acessar a internet”, diz Rodrigo Toledo, que publica um blog sobre mobilidade.

Outra limitação é a incapacidade de rodar jogos. Só mesmo os games muito simples conseguem ser instalados. “Aumentar a memória RAM não resolve esse problema porque o que faz falta nesse caso é uma placa de vídeo”, diz Toledo.

Além dessas limitações, o netbook também é desaconselhado para pessoas com mãos muito grandes, já que o tamanho do teclado acompanha as dimensões da tela, dificultando bastante a agilidade de uso.

“Esses computadores foram feitos, na minha opinião, para pessoas que precisam de mobilidade e para isso estão dispostas a abrir mão de desempenho e conforto, tanto visual quanto físico”, analisa Roberto Hirata Júnior, professor de ciências da computação na USP.

Para um de seus alunos, no entanto, o aparelho é o parceiro ideal para o dia a dia. “Uso meu netbook para os trabalhos de faculdade e para o desenvolvimento de projetos pessoais. Já fiz nele um aplicativo para celulares Nokia e desenvolvi parte de um jogo em Flash”, conta Igor dos Santos Montagner.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: