Empresas buscam especialistas em sistemas de gestão

Falta de gente para atender demanda de projetos leva companhias a valorizar passe de profissionais e buscá-los na concorrência.

Apesar da consultoria americana Gartner prever cortes no orçamento dos Chief Information Officer (CIOs) para atualização dos sistemas de gestão (ERP) como reflexo da crise, essa ainda não é a realidade que se vê na prática. Pelo menos no Brasil, as empresas continuam investindo na substituição de versões antigas por novas ou na troca de fornecedores.

Cenário que resulta na procura desenfreada por especialistas em ERP –  sobretudo com domínio na plataforma SAP – e no alto volume de vagas abertas. De acordo com o gerente da divisão de TI da empresa de seleção de executivos Michael Page, Ricardo Basaglia, há uma grande demanda das companhias para a implantação de novos módulos e novas versões.

“Como não encontram profissionais disponíveis, muitas empresas vão buscá-los no concorrente”, diz. Esse rouba-rouba de talentos, ressalta Basaglia, acaba valorizando ainda mais o passe dos especialista em SAP, que por tabela têm seus salários inflacionados e são bastante disputados no mercado.

O “gap” de especialistas é tanto que a fornecedora alemã SAP resolveu apostar em um programa de formação, conhecido por SAP Professional. A iniciativa, que teve início há três anos, visava evitar um possível apagão de consultores em 2010.

Após certificar 2,7 mil pessoas em 2008, a subsidiária brasileira pretende repetir o mesmo número este ano. “Mas não mensuramos ainda qual o déficit de profissionais que ainda existe”, afirma o gerente de educação da SAP Brasil, Maurício Lubachescki.

Por Andrea Giardino, da Computerworld

07 de agosto de 2009 – 08h33

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: