Novo DVD chinês supera as vendas do Blu-ray

06/08/2009

 
Em menos de dois meses de lançamento, discos e players do formato CBHD (China Blue High Definition) já superam as vendas do Blu-ray no mercado chinês. Com incentivos e financiamento do próprio governo local, fabricantes chineses estão inundando o País com aparelhos CBHD, vendidos com campanhas publicitárias que clamam pelo “orgulho nacional” de produzir essa tecnologia.
 
    Na verdade,o CBHD é um descendente direto do HD-DVD, formato lançado pela Toshiba em 2007 e que acabou perdendo para o Blu-ray a chamada “guerra dos formatos”. Em fevereiro de 2008, a empresa japonesa anunciou que não iria mais fabricar o produto, deixando o mercado livre para o Blu-ray, lançado pela Sony.
 
Mas os chineses acusam a Sony e a Blu-ray Disc Association – que reúne mais de 100 fabricantes e produtores de filmes – de cobrar “royalties exorbitantes” pela licença para produzir discos e players nesse formato.
 
    Diante disso, e sob orientação do governo comunista chinês, alguns fabricantes do País negociaram diretamente com a Toshiba uma licença comum para utilizarem a base do HD-DVD e criarem um novo formato.
 
Os players CBHD (foto) estão sendo vendidos na China a preços que equivalem a cerca de 200 dólares, praticamente metade do que custa um player Blu-ray no mercado americano; os discos CBHD custam na China apenas US$ 4,50. A previsão da China High-Definition DVD Industry Association, que representa os fabricantes locais, é de vender nada menos do que 10 milhões de players até o final do ano.
    Clique aqui para ver o Guia do Blu-ray.
FONTE: The London Times
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: