Informações e fotos do próximo processador Xeon da Intel vazam na internet

A Intel está trabalhando em um processador Xeon de 32 nanômetros com seis núcleos, conhecido pelo codinome Westmere. Espera-se que tal chip seja o primeiro a ser lançado no mercado seguindo esse novo processo de fabricação da empresa, mas alguns detalhes internos e fotos dele já vazaram na internet, conforme mostra o Electronista.

Xeons que vazaram na web

Via software, porém, ele continua sendo identificado como um uma CPU Core i7, semelhante às que estão no mercado atualmente. A sua frequência de clock atinge apenas 2,4GHz (o Nehalem de menor frequência usado no Mac Pro tem 2,66GHz), mas ele conta com 12MB de cache L3 compartilhados em todos os seus núcleos, com 256KB de cache L2 por núcleo.

Usando tecnologias recentes de Hyper-threading, um processador desses aceita até dois processos simultâneos por núcleo, fazendo o número de cores virtuais subir para 12 — bem mais poderoso que um Mac Pro fabricado até 2008 com duas CPUs. Um segundo modelo, seguindo o mesmo processo de fabricação de 32 nanômetros, deverá chegar ao mercado com apenas quatro núcleos e 8MB de cache, mas será capaz de atingir 4,2GHz de frequência através de processos seguros de overclocking (ou seja, não é capaz de derreter o alumínio de um Mac Pro :-P).

Ambos chegarão ao mercado no início de 2010.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: