Lula reclama de preço de notebook nacional para projetos de inclusão

Se os preços dos notebooks locais não caírem, governo terá de importar equipamentos para escolas públicas, alerta presidente da República.
Se os preços dos notebooks fabricados no Brasil não caírem, o governo federal terá de recorrer à importação de equipamentos para atender escolas públicas. Esta foi o alerta dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos fabricantes nacionais de PCs nesta sexta-feira (31/7) durante o evento para formalizar a entrega de 5,5 mil notebooks a alunos da rede municipal de ensino de Piraí, no Rio de Janeiro – primeira cidade do País a distribuir computadores para todos os alunos e professores da rede de municipal.

De acordo com uma reportagem da Agência Brasil, Lula reclamou da burocracia para licitar a compra de computadores para as escolas e cumprir os planos do governo de colocar computadores conectados à internet banda larga em todos os 55 mil colégios públicos do País até o final de 2010.

A decisão de distribuir 350 mil computadores em escolas no Brasil foi tomada em 2007, apontou o presidente Lula, que reclamou de entraves nas licitações de portáteis para inclusão digital. Segundo ele, o sonho de distribuir um computador para cada uma das 34 milhões de crianças da rede pública do país, tem sido dificultado pelos preços. O valor de cada portátil distribuído em Piraí é de 325 dólares (607 reais).

A distribuição dos 5,5 mil notebooks, somada a outros 700 laptops anteriormente adquiridos por meio do Projeto UCA (Um computador por Aluno) do Ministério da Educação, vai beneficiar 6,2 mil alunos das 21 escolas da rede municipal de ensino de Piraí. O investimento foi de 5,3 milhões de reais.

O presidente também admitiu a possibilidade de usar a estrutura da Eletronet – empresa controlada pela Eletrobrás, mas que se encontra em processo de falência – para atingir as metas de conectar todas as escolas do país em banda larga.

Publicada em 31 de julho de 2009 às 18h55

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: